quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Registro



Ídolo do Futsal na República Tcheca
È o potiguar Cacau
                                                Antonio e Cacau
                             Serginho, Antonio, Micharle e Cacau
Depois de rodar o mundo conquistando títulos e admiradores, um dos maiores craques que o futsal potiguar já revelou esteve recentemente no Rio Grande do Norte passando férias. Ricardo Câmara Sobral, o Cacau, aproveitou para curtir o aconchego da família e o carinho dos amigos, além das praias do litoral potiguar. Atualmente, Cacau é “rei” no Era-Pack, da República Tcheca. Além de jogador, é técnico e manager, uma espécie de gerente do clube.
Cacau nasceu em 1971, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal. O pai, “seu” Gilberto Sobral, caminhoneiro, transportava agave e, durante as longas e cansativas viagens, sob o sol escaldante do Nordeste brasileiro, remediava as inevitáveis rachaduras nos lábios com manteiga de cacau. Um certo dia, ao abrir a geladeira de casa, o pequeno Ricardo deu de cara com uma barra daquele produto. Pensando ser chocolate, o moleque não fez cerimônia: “traçou” tudo. A confusão foi formada quando “seu” Gilberto procurou o cacau e não encontrou. Nesse mesmo dia, Ricardo virou Cacau, para o bem do nosso futsal. Convenhamos, ele não teria o mesmo sucesso sendo chamado de Ricardo Câmara, ou mesmo Ricardo Sobral. Assim como Pelé não seria Pelé se fosse Edson Nascimento, não é mesmo? Ricardos existem aos montes por aí, mas Cacau só existe um. Só Cacau é Cacau. Para Cacau tudo começou aos 12 anos, na escolinha do Serrinha, em Ceará-Mirim. - Eu era muito novo na época do Serrinha, mas tive a oportunidade de aprender bastante. A gente jogava com ABC e América lá em Ceará-Mirim e não perdia nunca.
25 anos de carreira
Aos 15 anos o garoto já atuava pela AABB de Natal.
- Eu também tentei jogar futebol de campo, e até cheguei a ser campeão juvenil pelo América, em 1988. Daí eu passei a treinar com a equipe júnior, e já estava prestes a assinar com o time profissional. Mas desisti, porque o futebol de campo do América pagava muito pouco, e o futebol de salão se mostrou mais rentável para mim.
Veterano, Cacau tem um currículo extenso, e atuou pelo Bandern-RN, Votorantim-PE, Perdigão-RS, Super G Dênia (Espanha), Bizontes De Castelleon (Espanha), Ulbra-RS, Tio Sam-RJ, Vasco da Gama, Playas de Castelleon (Espanha), Cartagenna (Espanha), Muebles Calloto (Espanha), Spartak Moscou (Rússia), Foz do Iguaçu-PR, Fluminense-RJ, Atlético-MG, Malwee Jaraguá-SC, Confiança-SE, ABC de Natal-RN, América de Natal-RN, Kairat Almaty (Cazaquistão) e Era-Pack (República Tcheca), além de passagens pela seleção brasileira entre 1998 e 1999. No Atlético-MG, o craque Falcão foi reserva de Cacau.
Cacau é um atleta muito querido e tem muitos amigos e admiradores na cidade de João Câmara. Ele também já atuou pela AABB de João Câmara-RN, tendo como técnico o amigo Antonio Merica.
FONTE:GLOBOESPORTE.com.br
Org. e Pesq.: Antonio Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário