quinta-feira, 29 de novembro de 2012

História



Quem inventou o submarino?

Cornelius Jacobszoon Drebbel (Alkmaar,Holanda 1572Londres, 7 de novembro de 1633) foi o inventor do primeiro submarino navegável.
Drebbel Foi um famoso inventor, gravador e vidraceiro holandês nascido em Alkmaar, inventou um termostato para controle da temperatura de um forno e construiu o primeiro submarino navegável. Como muitos cientistas daquela época, embora muito dos seus conhecimentos fossem baseados apenas na experiência e não no estudo, possuía um conhecimento considerável de química e de diferentes campos de filosofia natural. No reinado de Jaime I (1566-1625), Rei da Inglaterra de 1603 há 1625, Drebbel estabeleceu-se em Londres em 1604 e tornou-se empregado da corte. Em Londres ficou famoso por outras descobertas científicas, além de fazer melhoramentos em microscópios e telescópios. Então Drebbel construiu o primeiro submarino, um presente para o seu patrão, o rei Jaime I. Em um barco á remo Drebbel envolveu firmemente couro à prova d'água, com tubos de ar ligados a flutuadores, para mantê-lo em contato com a superfície e captar oxigênio. Como não havia motores na época, remos foram conectados ao casco e envolvidos na união com luvas de couro, que faziam a vedação. A primeira viagem foi feita no rio Tâmisa com 12 remadores e o submarino ficou submerso durante três horas. Recentemente um grupo de invetores da BBC fez uma réplica do submarino de Drebbel. Drebbel morreu em Londres dez anos depois (1634).
Em 1776 o americano David Bushnell construiu um submarino com capacidade para uma pessoa: o "submarino tartaruga". Este foi o primeiro submarino usado em combate naval pelos militares da colônia americana contra os ingleses, embora sem sucesso. Em 1798 Robert Fulton constrói o Nautilus, com duas formas de propulsão: velas quando na superfície, e uma espécie de manivela helicoidal acionada manualmente, quando submerso. John Holland introduz o submarino Holland VII e posteriormente em 1900 o Holland VIII dotado de propulsão a motor à petróleo quando na superfície e de motor elétrico quando submerso. Em 1900 Holland vendeu a Marinha americana seu primeiro submarino viável o USS Holland (SS-1), dotado de torpedo.
Org. e Pesq.: Antonio Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário