quarta-feira, 7 de novembro de 2012

História



O Pai da Matemática
    O grande Pai da Matemática é Pitágoras de Samos fundou em Crotona (hoje Itália) uma sociedade secreta onde lá iriam discutir a ciência que era a Matemática eles acreditavam que o valor dessa ciência não era a praticidade e sim a grande sabedoria. Pitágoras nasceu na ilha de Samos, na Grécia, no século VI a.C., e viveu entre 570 e 490 a.C. Desde muito novo viajou bastante e quando regressou à sua terra natal encontrou-a dominada por um "tirano", decidindo então fixar-se no sul de Itália que, naquela época, pertencia também à chamada Grande Grécia. Aí fundou a chamada "Escola Pitagórica", que tinha um carácter místico – político – científico - religioso. O seu lema máximo era "TUDO É NÚMERO". OS pitagóricos rendiam verdadeiro culto ao número natural, considerando-o como a essência de todas as coisas.Foi então que apareceu pela primeira vez o termo "Matemática" escrito em grego -  - usado com o significado de " O que é apreendido" ou ainda como sinônimo de "Ciência por excelência" ou "Ciência racional".Tudo é número assim era o lema da Escola Pitágorica e assim acreditavam que a matemática governava o mundo. Hoje, este ideal está a se concretizar em todas as áreas. O sonho da matematização do mundo está ligado a Pitágoras, Platão, Euclides e mais fundamentalmente a Descartes. E assim graças a estes ilustres sábios foi que podemos ter a Matemática em grande parte de nosso cotidiano desenvolvendo nossas habilidades com essa ciência que se não tiver um pouco de raciocínio não terá grandes resultados.
Muitos alunos criticam esses sábios isso porque não gostam da Matemática, mas tem que lembrar que essa matéria está no nosso dia-a-dia e que sem ela não resolveríamos grande parte de nossos problemas.
Resolva a pegadinha.
Coloque o resultado no comentário.
Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e novamente 1000. Acrescenta 20… Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é total?

Org. e Pesq.: Antonio Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário