sábado, 13 de julho de 2013

Artista Nordestino Potiguar - Galvão Filho



 

 

Biografia

Cantor. Percussionista. Compositor.
Nasceu em uma família de músicos, seus irmãos Babal e Eri Galvão, são cantores e compositores respeitados. Começou a tocar pandeiro ainda criança quando ganhou um instrumento de presente da mãe.
Dados Artísticos
Como percussionista enveredou pela pesquisa de ritmos naturais de seu Estado natal. Em fins da década de 1970 e início da década seguinte fez parte do grupo Bando de Natal. Atuou no Projeto Seis e Meia em companhia do cantor e compositor Xangai. Fez shows com João do Vale, Marinês e sua gente e Cascabulho, entre outros. A partir de 1975 dedicou-se à percussão e à pesquisa de ritmos e manifestações folclóricas. Participou de diversos eventos culturais em vários estados como Ceará, Paraíba e Bahia. Foi integrante do grupo Bando de Natal nos anos 1970 e 1980. Suas composições foram gravadas por Babal, Sueldo, Banda Mandacaru, entre outros. Fez shows ao lado de artistas expressivos da MPB: João do Vale, Marinês e sua Gente e Julinho do Acordeom, Xangai, Zeca Baleiro, Cascabulho e Zé Ramalho. Em 1985 abriu o Projeto Noites Potiguares. Entre seus intérpretes está Alcimar Monteiro, que incluiu no CD "O maior forró do mundo", sua composição "A Energia dos Cristais". Em 1999 apresentou-se no programa "Bem Brasil", transmitido ao vivo para todo Brasil, ao lado de Chico César e Rita Ribeiro. No mesmo ano lançou seu primeiro CD, "Na palma da minha mão", de maneira independente, com destaque para a música título, de sua autoria e "Raízes" e "Regue quetere", parcerias com Enoch Domingos. Neste disco contou com as participações especiais de Xangai e Cátia de França. Neste mesmo ano participou do programa Bem Brasil Especial, da TV Cultura, como parte das comemorações do 4º Centenário de Natal, ao lado de Chico César e Rita Ribeiro. No ano de 2000, ao lado de Elba Ramalho, Lenine, Xangai, Dominguinhos, Fagner, Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Marinês, Silvério Pessoa e Daúde, participou do CD "O Canto do Seridó", de Elino Julião, disco no qual interpretou a faixa "Na minha rede não", de autoria do homenageado, o compositor potiguar Elino Julião.
Atualmente está com mais um trabalho artístico. Lançou mais um álbum: CD Forró, de verdade e pra valer - Galvão Filho
Na gravação desse CD o Cantor e compositor potiguar, Galvão Filho teve a participação de nomes consagrados  como Chico César, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Santanna,  Maciel Melo, Xangai... A produção do disco é de Santanna, O Cantador.
 Org. e  Pesq.: Antonio Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário