sexta-feira, 3 de agosto de 2012

História


    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte origina-se da Universidade do Rio Grande do Norte, criada a 25 de junho de 1958, através de lei estadual, e federalizada a 18 de dezembro de 1960. A Universidade do Rio Grande do Norte, instalada em sessão solene realizada no Teatro Alberto Maranhão, a 21 de março de 1959, foi formada a partir de faculdades e escolas de nível superior já existentes em Natal, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola de Engenharia, entre outras.
A partir de 1968, com a reforma universitária, a UFRN passou por um processo de reorganização que marcou o fim das faculdades e a consolidação da atual estrutura, ou seja, o agrupamento de diversos departamentos que, dependendo da natureza dos cursos e disciplinas, organizaram-se em centros acadêmicos.
Nos anos 70, teve início a construção do Campus Central, numa área de 123 ha. O Campus, atualmente, abriga um arrojado complexo arquitetônico, circundado por um anel viário que o integra à malha urbana da cidade do Natal.
Além dos diversos setores de aulas, laboratórios e bibliotecas, o Campus Central possui um Centro de Convivência com restaurante, agências bancárias, livrarias, galeria de arte e agência dos correios. No prédio da Reitoria concentram-se o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias e todos os setores da administração central.
As grandes solenidades da UFRN, geralmente, acontecem na Praça Cívica, projetada na forma de um grande anfiteatro ao ar livre. Para eventos e práticas esportivas, o Campus conta com um parque com ginásio olímpico, campo de futebol, pista de atletismo e piscinas olímpicas.
Fonte:  www.ufrn.br/ufrn
Org. e Pesq.: Antonio Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário