segunda-feira, 21 de maio de 2012

História


"o príncipe da matemática" ou "o mais notável dos matemáticos"

Johann Carl Friedrich Gauss (ou Gau) (Braunschweig, 30 de Abril de 1777Göttingen, 23 de Fevereiro de 1855), foi um matemático, astrônomo e físico alemão que contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletroestática, astronomia e óptica. Filho de pais humildes, seu pai, Gerhard Diederich, era jardineiro e pedreiro, sua mãe Dorothea Benze era analfabeta, não tendo registrado a data de nascimento de Gauss.
Conhecido como príncipe dos matemáticos, Gauss nasceu em uma família humilde, muitas histórias testemunham a grande genialidade de Gauss, pois desde muito cedo ele mostrou grande capacidade em questão a matemática, como por exemplo:
Aos três anos de idade Gauss corrigiu um erro de cálculos feito por su pai.
Aos nove anos de idade seu professor desenvolveu um exercicio para seus alunos, a atividade propunha somar todos os números compreendidos de um à cem, no mesmo instante Gauss obteve a resposta. Ao fazer a correção o professor observou que a única resposta correta era a de Gauss, na qual utilizou um método bem simples.
Para fazer esse cálculo Gauss somou primeiramente os números equidistantes, como 1+100,2+99,3+98, e assim por diante, ao fazer isso Gauss notou que todas essas somas tinham como resultado 101 e viu que de um a cem, obtinha 50 pares, então ele simplesmente multiplicou 50x101 que era igual a 5050.
Aos 14 anos, Gauss contraria a teoria Euclidiana, e mais tarde prova que era possível construir um polígono de 17 faces, e do mesmo modo um polígono de 16.544 faces
Além de muitas outras contribuições, Gauss em sua morte recebeu várias homenagens, inclusive uma delas, o rei cunhou a face de Gauss em uma das moedas de ouro.
Até os dias atuais nenhuma das teorias propostas por Gauss foi contrariada, e outros matemáticos comprovaram como aplicam sua teoria até hoje.
Fonte: ja-online.net
Org. e Pesq.: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário