quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

NATAL-RN







Natal
    Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e conhecida como 'Cidade do Sol', se localiza no nordeste do país, na conhecida 'Costa das Dunas' junto com a desembocadura do Rio Potengi. É uma das cidades históricas mais antigas e belas do Brasil e como principal pedido turístico destacamos todo o entorno, rodeado de uma exuberante natureza, povoada de áreas naturais, colinas, lagos, jardins e um belíssimo litoral cheio de extensas praias limitadas por dunas e recifes; sem esquecer obviamente, do seu rico Patrimônio Histórico, fortalezas, templos, palácios, teatros, centros culturais, universidades e bibliotecas que inundam a cidade. Um dos seus principais monumentos, símbolo de todo o município, é o 'Forte dos Reis Magos', declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
HISTORIA
Somente há finais do século XVI que o Rei de Portugal ordenou a reconquista destas terras, que haviam sido colonizadas por franceses anos antes, estes que haviam expulsado os indígenas.
Natal foi fundada pelo Capitão-Mor de Pernambuco no dia 25 de Dezembro de 1599, um ano depois da sua construção, na margem direita do Rio Potengi, de um dos seus principais símbolos arquitetônico, a 'Fortaleza dos Reis Magos'
No começo do século XVII os holandeses se apoderaram da cidade e começou a ser conhecida como Nova Amsterdã, instalando-se a princípio no Forte dos Reis Magos que foi renomeado de Forte de Keulen. Somente em meados deste século foi quando expulsaram os holandeses .
PASSEIO TURISTICO POR NATAL
Forte dos Reis Magos O Forte dos Reis Magos localiza-se na Praia do Forte, banhado pelas águas do Rio Potengi e o Oceano Atlântico, e é o monumento histórico mais importante de Natal, marco inicial da história da Cidade e o principal símbolo de todo o município. Foi construído no ano de 1598 pelos portugueses e no século XVII foi invadido pelos holandeses que durante a sua conquista o denominaram Forte de Keulen. É uma fortaleza de planta de estrela com cinco pontas e no seu interior se encontra um museu com um importante arquivo relacionado com a Colonização do Rio Grande do Norte, além de um capela, um poço de água doce, canhões antigos e várias dependências. Foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
Catedral Metropolitana de Natal A Catedral Metropolitana de Natal foi inaugurada no ano de 1991 e encontra-se na Av. Deodoro localizada na Cidade Alta. É um templo moderno, construído pelo arquiteto Marconi Grevi, nascido na cidade.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação - Antiga Catedral A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, conhecida por ser a Antiga Catedral de Natal, foi o primeiro templo que se construiu na Cidade, inaugurada no século XVII. Localiza-se na Praça André de Albuquerque no bairro da Cidade Alta, dentro dela foram descobertas importantes pinturas do século XVII.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída no começo do século XVIII. Situa-se no Largo do Rosário, sobre uma pequena montanha, lugar com uma vista perfeita do Estuário do Rio Potengi.
Igreja de Santo Antônio A Igreja de Santo Antônio, conhecida popularmente como igreja do Galo, foi construída no século XVII na Rua Santo Antônio-Cidade Alta, e é um dos principais templos da Cidade. Sua arquitetura combina vários estilos arquitetônicos e destaca-se por sua torre de planta quadrada coroada por um pequeno galo metálico, e seu interior é a sede do Museu de Arte Sacra.
Teatro Alberto Maranháo O Teatro Alberto Maranhão, conhecido antigamente como Teatro Carlos Gomes, é um edifício histórico em estilo neoclássico considerado um dos mais belos da Cidade. Foi construído no final do século XIX e inaugurado no ano de 1904. Situa-se na Praça Augusto Severo, no Bairro da Ribeira, e é sede da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e do Corpo de Baile do Ballet Municipal. Foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
Teatro Sandoval Wanderley O Teatro Sandoval Wanderley está situado na Avenida Presidente Bandeira.
Palácio Felipe Camarão O Palácio Felipe Camarão situa-se na Cidade Alta, na Avenida Junqueira Aires. É um edifício em estilo eclético construído a princípios do século XX, atualmente sede da Prefeitura Municipal.
Palácio Potengi O Palácio Potengi, foi construído a meados do século XX na Praça Sete de Setembro. É um belo edifício em estilo neoclássico que teve as funções de Assembléia Provincial e de Palácio do Governo. Foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional e atualmente é a sede da Pinacoteca do Estado.
Rua Chile A Rua Chile é o lugar onde acontecem os principais eventos culturais da Cidade. Está situada no Bairro da Ribeira, um dos mais antigos de Natal, cheio de locais comerciais e centros culturais.
Centro de Turismo - Antiga Casa de Dentenção O Centro de Turismo, antiga Casa de Detenção, situa-se no Bairro de Petrópolis, na Rua Aderbal Figueiredo. Aí se realizam durante todo o ano feiras de artesanato e exposições de arte antiga e contemporânea. Além disso, é o lugar onde acontece o famoso espetáculo de música regional conhecido como 'Forró com Turista'.
Memorial Luis da Câmara Cascudo No Memorial Luis da Câmara Cascudo, famoso artista poli facético, encontra-se instalado em um edifício em estilo neoclássico construído no final do século XIX na Praça André de Albuquerque - Cidade Alta. Guarda um importante acervo da vida e obra deste conhecido professor, cronista, crítico literário e folclorista, entre outras.
Museu de Arte Sacra O Museu de Arte Sacra está na Igreja de Santo Antônio, na Rua Santo Antônio. No seu interior se conservam imagens, pinturas e interessantes coleções de indumentária e orfebrería dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Museu Café Filho O Museu Café Filho situa-se na Rua da Conceição - Cidade Alta. No seu interior se exibem objetos pessoais e documentos que pertencem ao antigo Presidente da República, João Café Filho.
Museu Câmara Cascudo O Museu Câmara Cascudo é o museu da ciência natural e antropologia mais importante do Brasil. Situa-se instalado no edifício da Avenida Hermes da Fonseca, Bairro do Tirol, e no seu interior merece especial destaque as coleções de fosseis, esqueletos e utensílios indígenas.
Museu de Cultura Popular O Museu de Cultura Popular situa-se na Rua Chile, bairro da Ribeira, com um importante acervo fotográfico e com documentos relacionados com os costumes e tradições do Estado no decorrer de toda a sua história.

Museu do Mar Onofre Lopes O Museu do Mar Onofre Lopes situa-se na Avenida Senador Dinarte Mariz e conserva um importante acervo de peças biológicas esqueletos de esponjas, aquário com animais marinhos do norte rio-grandense.
Capitania das Artes A Capitania das Artes situa-se instalada no edifício neoclássico da Avenida Junqueira Aires, na Cidade Alta. Antigamente foi a sede da Capitania dos Portos e do Governo e atualmente aloja no seu interior várias lojas de artesanato.
Morro do Careca O Morro do Careca é o principal patrimônio natural de Natal e situa-se a um dos extremos da Praia de Ponta Negra. É uma formação montanhosa que supera os 100 metros de altura formada por uma impressionante duna de areia branca de grande pendente, rodeada de uma frondosa vegetação, antigamente era a principal atração turística da cidade, onde se podiam ver as pessoas e os veículos baixando em alta velocidade, mas desde alguns anos não é permitido seu acesso e nem qualquer atividade ao seu redor.
Parque Estadual das Dunas de Natal O Parque Estadual das Dunas de Natal foi criado no ano de 1977 e é o segundo parque urbano do país. Tem uma área de 1.172 hectares que se estende por todo o município entre a cidade e o Oceano Atlântico. Foi a primeira unidade de conservação ambiental fundada no Estado do Rio Grande do Norte e em seu interior existem sinalizadas várias rotas, freqüentadas pelos amantes do trekking e da natureza. Destacamos especialmente a entrada ao parque, e seu belíssimo Bosque dos Namorados.
Farol da Mãe Luíza O Farol da Mãe Luíza, conhecido também como o Farol de Natal, situa-se no Morro de Mãe Luíza. Foi construído no ano de 1951 e em suas imediações se obtém fantásticas vistas panorâmicas da costa.
Cabo de São Roque O Cabo de São Roque situa-se a 51 Km de Natal e é o ponto do Brasil mais próximo ao continente Africano. Destacamos especialmente suas espetaculares vistas.
PRAIAS DE NATAL
Praia do Forte

Praia do Meio

Praia dos Artistas

Praia da Areia Preta

Praia Via Costeira

Praia de Ponta Negra

Fontes: site a-brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário