sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Curiosidades sobre o Natal -25 de dezembro


Árvore de Natal  
Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século XVI. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. Queria assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.
Na Roma antiga, os romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, que coincidia com o nosso Natal.
A Árvore de Natal é outro símbolo de enorme força que foi extraído de rituais pagãos. Durante o inverno, os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentar a esperança de que a primavera se aproximava. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de Natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus a Humanidade. Já as velas representam a presença de Cristo como Luz que ilumina o caminho dos homens e aquece os nossos corações. O hábito de armar árvores de Natal sempre foi popular entre os germânicos, mas só ganhou o mundo a partir de 1841 quando o príncipe Albert montou uma árvore no palácio real Britânico.   

Noite Feliz
A canção mais popular da noite de Natal nasceu na Áustria, em 1818. Na cidade de Arnsdorf, ratos entravam no órgão da igreja e roíam os foles. Preocupado com a possibilidade de uma noite de Natal sem música, o padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém. Fez anotações e procurou o músico Franz Gruber para que as transformasse em melodia
Peru de Natal    
Cristovão Colombo conheceu o peru quando chegou a América. Ele acreditava estar chegando as Índias por um novo caminho. Por isso, o peru ficou conhecido na Itália como gallo d'India (ou dindio/dindo); na França como coq d'Indie; e na Alemanha como calecutischerhahn, numa referencia a Calcutá.
Por seu excelente sabor, foi logo aceito na Europa, De tanto sucesso, foi oferecido a rainha Catarina de Médicis, em Paris. No banquete foram servidas cem aves (70 "galinhas da Índia" e 30 "galos da Índia"). Nos Estados Unidos, o peru representou o fim da fome dos primeiros colonos ingleses que lá chegaram e hoje é prato obrigatório no Thanksgiving, ou Festa de Ação de Graças.
No Brasil a ave é apreciada desde a época de Brasil Colônia, tanto na Corte como no Sertão.
A Data de Nascimento do Menino Jesus    
Nem mesmo os autores dos evangelhos bíblicos estavam muito certos da data de nascimento de Jesus. Por exemplo, das declarações no Evangelho de São Mateus encontramos que Jesus Nasceu nos tempos do Rei Herodes, enquanto no Evangelho de São Lucas consta que Ele nascera quando Cirenio era governador da Síria ou mais tarde. Estas duas declarações nos oferecem tema para discussão, pois o reinado de Herodes terminou em 4 a.C. (antes de Cristo) e as autoridades bíblicas declaram que o governo de Cirenio foi de 4 a.C. a 1 a.C. e, posteriormente, a 6 d.C. (depois de Cristo). Outro ponto controverso é a diferença em relação as datas em que se teria realizado o recenseamento da população realizado pelo Imperador romano Augusto, cujo ano é comumente aceito como o do nascimento de Jesus.
Portanto, seria muito difícil para qualquer pessoa elaborar um calendário capaz de dar a data certa do nascimento de Jesus. Até mesmo os Santos Patriarcas da Igreja, bem como eminentes autoridades eclesiásticas, por muitos séculos, não conseguiram fixar com exatidão a data de seu nascimento. Os cristãos primitivos celebravam a Natividade com um grande festival em maio, ou, por vezes, em abril e, em outras ocasiões em janeiro. Algumas das mais antigas tradições da Igreja fixavam, em definitivo, o 20 de maio como a data certa, enquanto outras insistiam em fixá-la a 19 ou 20 de abril.
         
 A Manjedoura    
Como é que Jesus, o Rei dos Reis, nasceu numa gruta que servia de estábulo? E mais: cercado por animais e saudado por pobres pastores?
Manjedoura - o cocho onde os animais comiam e que serviu de berço para Jesus - simboliza uma das maiores e primeiras lições que Cristo nos ensinou: a humildade, pois, apesar de poder ter nascido num palácio, ele escolheu nascer no lugar mais simples da Judéia, em Belém.
 Papai Noel    
Alguns acreditam que surgiu na Idade Média, quando a peste matou milhares de crianças. A lenda dizia que Noé, o mesmo que construiu a arca, teria pedido a Deus que o enviasse novamente a Terra, para que pudesse alegrar um pouco os pequeninos. Deus aceitou, e então Noé surgiu como o velho Noel distribuindo bichinhos de sua coleção de animais para divertir a garotada.
Outra tradição conta que Papai Noel foi um bispo católico muito bondoso, chamado Nicolau, que viveu no século V. Cansado de ver o sofrimento de seu povo, especialmente das crianças, ele resolveu presentear a garotada com brinquedos e comida todo final de ano. Por isso, Papai Noel também é conhecido como São Nicolau, o santo das crianças e seu dia é comemorado em 6 de dezembro.
Alguns Significados dos símbolos natalinos          
Velas As velas simbolizam Cristo, Luz do mundo; cada pessoa deverá ser como uma vela que espalha seu brilho e causa bem estar a todos que a rodeiam.
Vela Vermelha: Lembra Isaias, profeta que anunciou 1000 anos antes a vinda do Salvador.
Vela Azul: Lembra João Batista que anuncia que está próximo o Salvador, orai e preparai os caminhos.
Vela Cor de Rosa: Lembra Maria, filha de Israel, que deu o seu Sim e dela nasceu o Salvador.
Vela Amarela: O símbolo de ouro e da realeza, que vem em sua plenitude para seu povo e quer morar entre o povo que O ama.          
Ceia Natalina     A ceia de Natal deve ter sentido comunitário da Família de Deus, em alegre convívio ao redor da mesa. Cristo reuniu seus apóstolos em uma ceia. Foi a última ceia que Ele institui o Santíssimo Sacramento.          
 Presépio de Natal Quem tomou a iniciativa de montar o primeiro presépio foi São Francisco de Assis, em 1224, preparado numa gruta em um bosque italiano, a cena do nascimento de Jesus como foi descrita nos evangelhos. A iniciativa de São Francisco foi tão comovente que, a partir daí, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário