sábado, 20 de outubro de 2012

Registro

Violonista Homenageia Henrique Pinto.



Henrique Pinto (1941-2010) - Foi referência no violão erudito
 Nascido em São Paulo, ele começou a aprender a tocar nas idas que fazia à fazenda de um tio, no interior paulista, com um funcionário de lá. Quando seu pai, vendedor da Souza Cruz, viu que o rapaz tinha talento, logo chamou um professor particular. Henrique descobriu que seu dom mesmo era ensinar. Como conta a companheira, Amália, também violonista e diretora do Conservatório Villa-Lobos, ele era capaz de ver rapidamente a deficiência do aluno e logo saná-la. Mais do que professor, era o conselheiro que direcionava a carreira dos pupilos. Divertido, costumava brincar: "Aluno com aliancinha no dedo, eu fico desesperado, porque é sinal que ele vai parar de estudar violão". Henrique deu aulas em faculdades, colaborou com revistas e organizou projetos, como o Violão no Masp. Gravou CDs, DVDs e escreveu livros. "Ciranda das Seis Cordas", para crianças, contém desenhos de uma japonesinha que estudava com sua filha. "Iniciação ao Violão" é adotado por quase todos os iniciantes no erudito.
Tendo editado uma série de trabalhos didáticos pela Ricordi Brasileira. Sua “Ciranda das Seis Cordas” foi reeditado na Itália e é utilizado em escolas de música de vários países da Europa. Como integrante do “Violão-Câmara-Trio”, lançou em 1989 um LP, que foi comentado pelo maestro Júlio Medaglia como “…..um dos melhores discos de música instrumental do ano”.Coordenou cursos de técnica e interpretação violonística na Faculdade Mozarteum de São Paulo e Conservatório Musical BrooklimPaulista. Hoje é organizador dos concursos e Seminários de Violão do Conservatório Souza Lima. Tem participado como membro-presidente de Bancas Examinadoras para seleção de docentes universitários-cadeira de violão. Organizou e coordenou a série de recitais “Projeto-Violão no MASP”. Foi articulista da revista Cover Guitarra (Brasil) e Guitarreando(Portugal) e atualmente escreve para Guitar Player do Brasil e Violão Intercâmbio. É membro da Academia Paulista de Música, ocupando a cadeira que pertenceu ao professor Isaias Sávio. É integrante do “Violão-Câmara-Trio”, e do duo com cello“Violãocellando” Fez parte do Conselho da Academia de Violão da cidade Koblenz (Alemanha)
Sua trajetória como professor é bastante intensa, tendo ministrado aulas na: Fundação das Artes de São Caetano do Sul, ConservatórioMusical Brooklim Paulista. Posteriormente recebe o título de “Notório Saber”, expedido pelo MEC, por seu currículo como concertista e camerista, passando a lecionar em faculdades, como: Instituto Normal de Música, Faculdade Mozarteum de São Paulo, e São Judas Tadeu. Lecionou na FAAM-FMU, Escola Municipal de Música, Faculdade Cantareira. Convidado a lecionar em cursos de férias, tais como: Porto Alegre, Montenegro e Vale Veneto, Caxias do Sul e Foz do Iguaçu (PR) Joinville, Brusque e Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campos de Jordão (SP), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS),Belém (PA), Vitória (ES), Medellim (Colômbia), Cochabamba e La Paz (Bolívia), Santo Tirso e Aveiro (Portugal) e Koblenz(Alemanha).
Org. e Pesq.: Antonio Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário