terça-feira, 27 de março de 2012

Você Sabia?

 O primeiro estádio construído no Brasil 

   O Estádio Manoel Schwartz, mais conhecido como Estádio das Laranjeiras, Estádio de Laranjeiras ou, anteriormente, Estádio de Álvaro Chaves, devido ao nome da rua onde fica localizado, é o estádio do Fluminense, do Rio de Janeiro, situado no bairro de Laranjeiras
No dia 17 de outubro de 1902, começou a ser criado o Estádio das Laranjeiras. A Assembléia-Geral do Clube decidiu alugar uma chácara, na Rua Guanabara, hoje, Pinheiro Machado, fronteira ao antigo Palácio Isabel, residência oficial do presidente da República no Rio de Janeiro.
Foram necessários dois meses para que a área pudesse ser nivelada e transformada num gramado de futebol. Depois, foi comprado um burro, que, com as patas enluvadas para não danificar o campo, puxou durante anos uma máquina comprada na Inglaterra para aparar a grama.
Eduardo Guinle, dono do terreno, mandou construir em 1905 a primeira arquibancada do Fluminense, e os sócios levantaram ali nova sede. Em 1915 o então presidente do Fluminense, Cunha Freire, edificou uma geral e ampliou a arquibancada, com setor destinado aos sócios, além de levantar uma nova e luxuosa sede. Após essa reforma, o local passo a abrigar cinco mil pessoas.
Hoje em dia, a capacidade do estádio apresenta-se reduzida para 8.000 torcedores e o campo mede 72m por 105m. Tal redução deu-se devido a desapropriação e ao necessário crescimento do bairro de Laranjeiras.

Fonte:eduexplica.com
Org.: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário