quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

História do do carro

Ferrari

A Ferrari apresentou hoje o seu modelo mais aguardado dos últimos anos: a F12berlinetta, GT que chega para assumir o lugar da inônica Ferrari Enzo. E o modelo já se apresenta com um feito único - é a Ferrari mais rápida já criada. Isso mesmo, ela é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, de acordo com os testes realizados pela italiana. Se o piloto não interromper a brincadeira, a aceleração segue até os 200 km/h em mais 5,4 segundos - 1,23 segundo mais rápida do que qualquer outro modelo de rua da Ferrari.
Fonte: Auto Esporte
Org.: Antonio Barbosa

Educação


Professores do estado aprovam indicativo de greve para 14 de março
       Os alunos da rede pública estadual de Educação poderão ter as aulas paralisadas já no dia 14 de março. Nesta quarta-feira (29), os professores aprovaram um indicativo de greve para a data, como forma de pressionar o Governo do Estado a conceder reajuste de 22,22%. No dia 14 de março o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) terá nova assembléia. Durante o encontro, os professores acusaram o Executivo de fechar o diálogo sobre a implantação e pagamento do plano de carreiras, o que os profissionais garantem que não está sendo cumprido. O objetivo da categoria é que o piso nacional dos professores, baseando na lei federal 11.738/08, seja implantado no Rio Grande do Norte. Ainda segundo os professores, o objetivo é que o Governo do Estado abra o diálogo com a categoria nos próximos dias para que o indicativo de greve seja suspenso na assembléia do dia 14. Caso contrário, os professores cruzarão os braços.
 Fonte: Diário de Natal

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Registro Social

Com muita alegria que o blog registra o aniversário do advogado Rodolfo Hugo.
Ele é filho do casal João Maria de Souza e Maria Barbosa.
A comemoração foi entre familiares e amigos.
O blog deseja Saúde, Felicidades e muito Sucesso.
Paz e Bem!
                        João Maria, Rodolfo e Deusinha
Fotos: Danilo e Risa



sábado, 25 de fevereiro de 2012

Registro Social

Estive registrando com alacridade o aniversário da professora Silene Souza.
Comemoração em familia. Desejo felicidades e tudo de bom.
Paz e Bem!

                 O casal Silene e o  João Cândido
                            O casal Emaús e Andryelle. 
                   Aniversário de 01 ano de casamento. Parabens!
Fotos: Antonio Barbosa

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

História do RN

                         Forte dos Reis Magos-Natal-RN
 Aula de campo no Solar Ferreiro Torto-Macaíba-RN  - 5º período de História (UERN)

                    Solar Ferreiro Torto
Fotos: Antonio Barbosa (Exceto a de Canindé)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Você Sabia?

2012 é Ano Bissexto!


    Ano bissexto é aquele que possui um dia a mais do que os convencionais 365 dias. No calendário gregoriano, o dia extra é incluído a cada 4 anos, sendo adicionado no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias. O ano bissexto ocorre pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias. Esses 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto. Na verdade, o dia extra que serve como sincronismo não é o dia 29 de fevereiro, como a maioria das pessoas pensa, mas sim, o dia 24 do mesmo mês. O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer discrepância no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos. Alguns pensam que o nome “bissexto” é dado pelo fato de tal ano possuir 366 dias, o que não é correto. Na verdade, Julio César optou pelo mês de fevereiro e escolheu “fazer um bis” ou “duplicar” o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii”. Foi assim que surgiu o nome “bissexto”. 
Fonte: Brasil Escola
Pesq. e Org.: Antonio Barbosa

sábado, 18 de fevereiro de 2012

História do carnaval

Sabia que a primeira máscara de Carnaval

…data de 30.000 anos a.C. e era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos? No Antigo Egipto, o povo acreditava que a colocação de uma máscara na face dos mortos ajudava na passagem para a vida eterna. Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos, enquanto que os Gregos usavam as máscaras nas suas cerimónias religiosas. O mais antigo documento sobre o uso das máscaras em Veneza data de 02 de Maio de 1268. Um outro, datado de 22 de Fevereiro de 1339, proibia os mascarados de vaguearem pela noite nas ruas da cidade. Todavia, o seu uso era permitido durante todo o carnaval, excepto nas festas religiosas e ao entrar nas igrejas. Durante todas as manifestações importantes, como as festas republicanas, era consentido o uso dos trajes Venezianos que compunham o uso das máscaras.
Em Itália, os “bobos da corte”, artistas do riso, transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina, personagens que inspiraram o Carnaval de Veneza, sendo que as máscaras, tinham o poder de revelar ou ocultar sentimentos. Na necessidade do homem de se embelezar e de se transformar, surge em Veneza, no século XV, o primeiro baile de máscaras, “Ball Masquê”, onde o uso da máscara também se fazia necessário devido aos constantes conflitos políticos. Os Cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais.
Em Veneza, as máscaras também se tornaram peças decorativas, transformando-se na principal actividade económica da Região. Em relação à palavra Carnaval, esta tem origem na Idade Média, sendo que para uns, deriva de “carrum navalis”, que eram os carros navais que faziam a abertura das Dionisías Gregas nos séculos VII e VI a.C. e para outros, a palavra surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao sétimo domingo, denominado de “quinquagésimo” deu o nome de “dominica ad carne levandas”, expressão que seria sucessivamente abreviada para “carne levandas”, “carne levale”, “carne levamen”, “carneval” e “carnaval”.
Todas estas variantes têm origem em dialectos italianos (como o Milanês, Siciliano, Calabres, etc..) e que significam acção de tirar, que neste caso quer dizer “retirar a carne” e refere-se à proibição religiosa do consumo de carne durante os quarenta dias que dura a quaresma.
Fonte: curiosidades.com
Pesq, e Org.: Antonio Barbosa

domingo, 12 de fevereiro de 2012

História

Aula de campo em Mossoro-RN.
                              Professores Antonio Meira, Lindercy e Marcílio. 
Turma do 5º período de História - UERN - João Câmara

O blog parabeniza os professores e os alunos pelo trabalho de pesquisa e análise.
Fotos: Antonio Barbosa e Assis Lima