sábado, 3 de novembro de 2012

História



O Violão no Período Romântico

Há várias teorias sobre a origem do instrumento, algumas apontando instrumentos similares existentes há milhares de anos antes de Cristo. A teoria mais popular dava o violão como originado do alaúde. As teorias mais reconhecidas atualmente sustentam que o violão e outros instrumentos de fundo plano tiveram origem comum na khitara helênica (que por sua vez teve origem assírio-egípcia), enquanto que o alaúde e outros instrumentos de fundo convexo se originaram da lira antiga. De seus vários estágios evolutivos, basta assinalar aqui que, nos primeiros anos do século XVII o instrumento já possui 5 cordas e é assim cultivado ao lado de sua aristocrática prima, a vihuela, da qual ele muito pouco diferia. E também que, no séc. XVIII, aparece a sexta corda (a mais grave), e começam a ser estabelecidos os primeiros princípios da técnica moderna. Teve cultores ilustres desde os primórdios de sua existência, com o nome de guitarra espanhola. Citamos Francisco Corbetta, músico de câmara e professor de violão do rei Luís XIV, Robert de Visée, seu melhor aluno e sucessor como guitarrista da corte, Giuliani, Carulli, Aguado, Coste, Carcassi e -- para encerrar esta lista evidentemente incompleta – Fernando Sor, violonista e compositor, a quem devemos algumas das mais belas e bem feitas obras até hoje compostas par o instrumento.

               Fernando Sor nasceu em Barcelona, Espanha, no dia 14 de fevereiro de 1778. É o primeiro grande compositor na história da Música a dedicar-se seriamente ao violão tal qual conhecemos em nossos dias, tendo sido talvez, a mais decisiva influência na fixação do número de cordas do instrumento. Antes de completar 12 anos, ingressou no mosteiro de Montserrat, sob a direção de Frei Anselmo Viola, compositor e diretor de ensino, onde aprendeu os princípios básicos da educação musical, destacando-se entre seus colegas pelo seu talento incomum que desde cedo revelava. Permaneceu no mosteiro durante três anos. De volta a Barcelona decidiu dedicar-se definitivamente pela vida secular e à música. Escolheu o violão como instrumento principal. O estudo do instrumento tinha que ser necessariamente autodidata, dada a inexistência de bons mestres e à escassez de métodos e tratados. Nada disso desanimou Sor que empreendeu o estudo com afinco, baseando-se nas suas próprias conclusões e observações. Em 1797, com 19 anos, foi levada à cena, no teatro principal de Barcelona, sua ópera "Telêmaco na ilha de Calipso", mais tarde também apresentada em Veneza e Viena. Datam daí suas primeiras apresentações como violonista, e a boa acolhida do público o estimulam a mudar-se para Madri, onde começa a delinear-se o sucesso que marcaria toda a sua vida.
Obra de Fenando Sor
Executada por Álvaro Vinícius



Org. e Pesq.: Antonio Barboza

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