O Violão no Período Romântico
Há
várias teorias sobre a origem do instrumento, algumas apontando instrumentos
similares existentes há milhares de anos antes de Cristo. A teoria mais popular
dava o violão como originado do alaúde. As teorias mais reconhecidas atualmente
sustentam que o violão e outros instrumentos de fundo plano tiveram origem
comum na khitara helênica (que por sua vez teve origem assírio-egípcia),
enquanto que o alaúde e outros instrumentos de fundo convexo se originaram da lira
antiga. De seus vários estágios evolutivos, basta assinalar aqui que, nos
primeiros anos do século XVII o instrumento já possui 5 cordas e é assim
cultivado ao lado de sua aristocrática prima, a vihuela, da qual ele
muito pouco diferia. E também que, no séc. XVIII, aparece a sexta corda (a mais
grave), e começam a ser estabelecidos os primeiros princípios da técnica
moderna. Teve cultores ilustres desde os primórdios de sua existência, com o
nome de guitarra espanhola. Citamos Francisco Corbetta, músico de câmara e
professor de violão do rei Luís XIV, Robert de Visée, seu melhor aluno e
sucessor como guitarrista da corte, Giuliani, Carulli, Aguado, Coste, Carcassi
e -- para encerrar esta lista evidentemente incompleta – Fernando Sor,
violonista e compositor, a quem devemos algumas das mais belas e bem feitas
obras até hoje compostas par o instrumento.
Fernando
Sor nasceu em Barcelona, Espanha, no dia 14 de fevereiro de 1778. É o primeiro
grande compositor na história da Música a dedicar-se seriamente ao violão tal
qual conhecemos em nossos dias, tendo sido talvez, a mais decisiva influência
na fixação do número de cordas do instrumento. Antes de completar 12 anos,
ingressou no mosteiro de Montserrat, sob a direção de Frei Anselmo Viola,
compositor e diretor de ensino, onde aprendeu os princípios básicos da educação
musical, destacando-se entre seus colegas pelo seu talento incomum que desde
cedo revelava. Permaneceu no mosteiro durante três anos. De volta a Barcelona
decidiu dedicar-se definitivamente pela vida secular e à música. Escolheu o
violão como instrumento principal. O estudo do instrumento tinha que ser necessariamente
autodidata, dada a inexistência de bons mestres e à escassez de métodos e
tratados. Nada disso desanimou Sor que empreendeu o estudo com afinco, baseando-se
nas suas próprias conclusões e observações. Em 1797, com 19 anos, foi levada à
cena, no teatro principal de Barcelona, sua ópera "Telêmaco na ilha de
Calipso", mais tarde também apresentada em Veneza e Viena. Datam daí suas primeiras
apresentações como violonista, e a boa acolhida do público o estimulam a
mudar-se para Madri, onde começa a delinear-se o sucesso que marcaria toda a
sua vida.
Obra de Fenando Sor
Executada por Álvaro Vinícius
Org. e Pesq.: Antonio Barboza
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