domingo, 27 de outubro de 2013

Registro o Dia do Servidor Público



No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional. Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo. Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União. Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Fonte: http://www.brasilescola
Org. e pesq.:Antonio Barboza

sábado, 19 de outubro de 2013

Registro dia do Poeta



20 de outubro Dia do Poeta
“Poeta”
Autor: Antonio Barbosa

Ser poeta
É uma arte
Não precisa de professor
Não precisa ser letrado
É uma dádiva
Dada por Deus Nosso Senhor! /
O poeta vê as coisas
De maneira diferente
Percebe pureza em tudo
Até em namoro indecente/
Não reclama da vida
Está sempre com alegria
Faz da tristeza um salto
Pra fazer uma poesia/
Toda hora ta escrevendo
Ou notando na cabeça
Um verso inspirado
Antes que desapareça/
Assim vai montando
Sua obra, sua arte
Não importa se vai ser vista
O que interessa é o estandarte/
Homenageio todos os poetas
De forma simples e carinhosa
Para todos um abraço
Do poeta Antonio Barbosa.



Fotos: Antonio,Álvaro, Maria e Danilo
Video: Danilo

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Registro o Dia do Professor (a)



O dia do professor(a) é comemorado em 15 de outubro.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino. A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63. A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc. A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país. Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais.
O Blog parabeniza todos os professores e professoras.
Em especial a Professora Maria de Jesus.
Há mais de 25 anos dedicados a Docência com muito zelo, respeito e profissionalismo. 
Atualmente Leciona na Escola Estadual Antonio Gomes-João Câmara RN,e na Escola Municipal Francisco Avelino - Taipu RN.

                      Professora Maria de Jesus
 http://www.brasilescola.com
Org. e Pesquisa: Antonio Barboza

sábado, 12 de outubro de 2013

Registro de datas




dia 12 de outubro 
Compreende duas datas comemorativas, porém, apenas uma delas é considerada feriado nacional: o primeiro e válido significado é o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhor Aparecida. Este dia é marcado por inúmeras manifestações católicas, principalmente na cidade de Aparecida do Norte, no interior do Estado de São Paulo. Uma outra segunda data comemorativa aplicada ao 12 de outubro, é o Dia das Crianças. Apesar de comemorada nacionalmente, o Dia das Crianças não caracteriza um feriado nacional, dúvida que é geral entre os brasileiros. Apesar dos pesares, o que importa mesmo é que no dia 12 de Outubro temos duas comemorações importantes, em diferentes nichos: o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças!
Imagem de Nossa Senhora Aparecida
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe
Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
Como surgiu o dia das crianças
                                              
A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças. A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

                         www.portaldafamilia.org

Org. e Pesq.: Antonio Barboza