quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Religião



1º de novembro
Dia de todos os Santos
A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão — o templo romano em honra a todos os deuses — a Maria e a todos os mártires. Markale comenta: “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.”
A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741 DC) dedicou uma capela em Roma a todos os santos e ordenou que eles fossem homenageados em 1.° de novembro. Não se sabe ao certo por que ele fez isso, mas pode ter sido porque já se comemorava um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra. The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião) afirma: “O Samhain continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. . . . É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos os Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã.”
Fonte: pessoas.hsw.uol.com.br/dia-de-todos-os-santos.htm
Org. e Pesq.: Antonio Barboza

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Artista Nordestino

Flavio José

 

  Compositor, cantor e acordeonista paraibano, nascido em Monteiro, começou a cantar e tocar ainda na infância, influenciado por grandes nomes da música nordestina como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Ao longo de sua carreira profissional, iniciada nos anos 70, gravou diversos LPs e CDs, firmando-se como um dos grandes nomes do forró nordestino.hospedagem para siteApós 8 LPs, mais de 17 CDs, milhares de shows e eventos, FLÁVIO JOSÉ possui uma carreira consolidada. Reverenciado como o Rei do Xote, permanece fiel ao estilo que abraçou, até os dias atuais. Essa fidelidade é retribuída pelo enorme carinho que lhe é devotado pelos inúmeros fãs. Para atendê-los, o artista promove em média 100 shows por ano. FLÁVIO JOSÉ é um predestinado cantador do amor e contador das causas e dos causos do seu universo. Um documentarista melodioso do seu tempo. Um caboclo sonhador que não se considera nem profeta nem tampouco visionário, mas um anunciador previsível quando reforça que o diário desse mundo ta na cara, só não enxerga quem fecha os olhos para não ver.

Org. e Pesq.: Antonio Barboza



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

História

Natal-RN nos anos 60.
                              Av. Rio Branco - Cidade Alta 1957
                           Instituto Histórico e Geográfico - Cidade Alta Anos 60
 Princesa Isabel com João Pessoa (antigo Grande Ponto) - Cidade Alta - Anos 60
                                    Antiga Rodoviária - Ribeira Anos 60
                           Grupo Escolar Augusto Severo - Ribeira Anos 60

                             Hotel dos Reis Magos - Praia do Meio Anos 60
 Av. Circular - Praia do Meio (atual Av. Pres. Café Filho) - Anos 60
  Igreja de Santo Antonio, também conhecida como Igreja do Galo - Cidade Alta - Anos 60


 Fonte: http://www.natalguia.com.br/natal_fotos_antigas.html
Org. e Pesq.: AntonioBarboza


domingo, 28 de outubro de 2012

Registro


Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

 Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. 
Fonte: http://www.prolivro.org.br
Org. e Pesq.: Antonio Barboza

sábado, 27 de outubro de 2012

Registro



 No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional. Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc. Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo. Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União. Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Org. e Pesq,: Antonio Barboza

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

História do Futebol



 Souza
José Ivanaldo de Souza, mais conhecido como apenas Souza. Nascido em 6 de junho de 1975. Natural da cidade de Itajá/RN. O canhoto de apenas 1.69m registrou sua marca no clube. Se perguntar ao um torcedor americano: "Você gostaria de ver Souza novamente em campo?", a única resposta obvia seria: "Com certeza, sim!". Aposentado, após torcer o tornozelo na sua terceira passagem pelo América, Souza ainda havia falado aos jornais que seu amor pelo Mecão é tão grande que sonha em um dia se tornar-se presidente do alvirrubro. Começou sua carreira pelo próprio América-RN, onde permaneceu por dois anos (1991-1993). Logo se destacou e foi transferido ao Corinthians/SP, jogou lá por 4 anos, ficou muito conhecid www.ogol.com.br/jogadoro no Brasil inteiro. No time paulista, foi o maior responsável pelas conquistas dos títulos do Campeonato Paulista de 95 e 97, bem como a Copa do Brasil de 95. Não podemos nos esquecer da atuação memorável que Souza fez na Seleção Brasileira de Futebol, fez 11 jogos e não deixou de marcar seus gols. E não parou por ai... Assim que saiu do Corinthians, vestiu a camisa do Atlético Paranaense, São Paulo e Atlético Mineiro, depois foi jogar fora do Brasil, passando duas temporadas no Krylya Sovetov, na Rússia. Quando retornou ao país de origem, em 2005, foi direto contratado pelo Flamengo/RJ. Depois de cinco meses, foi contratado novamente pelo América de Natal e conquistou o acesso para a série A. Em 2008 foi para o Atlético Mineiro, mas não adiantou, o amor pelo América era maior e no mesmo ano voltou ao Mecão.

Histórico
Época
Equipe
2011
2010
2009
2008

2007
2006
2005
2005
2004
2003
2002
http://www.ogol.com.br/images/pixel.gif
2001
2000
1999
1998
http://www.ogol.com.br/images/pixel.gif
1997
1996
1995
1994
http://www.ogol.com.br/images/pixel.gif
1993
1992


Títulos

Org. e Pesq.: Antonio Barboza