sábado, 31 de março de 2012

História do Futebol

Campeonato Brasileiro 1982Oitavas de final - Ilha do Retiro - Recife, PE
- Quarta, 31/03/1982
Sport 2x1Flamengo - RJ

Sport
TEC-Ernesto Guedes
·         GOL-País
·         DEF-Ailton
·         DEF-Marião
·         LAT-Antenor
·         MEI-Buíque
·         LAT-Paulo Omar
·         MEI-Givanildo Oliveira
·         MEI-Merica
·         MEI-Betinho
·         ATA -João Carlos
·         ATA-Cigano
·         ATA-Bebeto
·         ATA-Edson
Flamengo
TEC-Paulo César Carpegiani
·               GOL-Raul
·               DEF- Marinho
·               DEF- Leandro
·               DEF- Mozer
·               LAT- Júnior
·               VOL- Andrade
·               MEI- Tita
·               MEI- Lico
·               MEI- Vítor
·               MEI- Adílio
·               MEI- - Zico

Org. e pPesq. : Antonio Barbosa

sexta-feira, 30 de março de 2012

História

Fonte: Email enviado por José Domonte
Org.: Antonio Barbosa

História

Origem da fotografia

A fotografia é o processo de obter imagens através da acção da luz. A primeira fotografia de que há registo (a preto e branco) é de 1826 e o seu autor foi o francês Joseph Nicéphore Niépce. Otrabalho de Niépce, que para ele se chamava heliografia (gravura com a luz do sol), não se parecia com as fotografias actuais. A sua fotografia de 1826 é considerada a primeira foto permanente do mundo e foi feita sobre uma placa de estanho, coberta com betume branco e exposta durante cerca de 8 horas à luz solar. Nove anos mais tarde , Henry Talbot obteve os primeiros negativos e em 1839 Louis Daguerre divulgou o primeiro processo fotográfico industrial ou se quisermos o percursor da máquina fotográfica – o daguerreótipo. A técnica foi evoluindo e em 1871 surge a fotografia instantânea que veio revolucionar por completo as expressões artísticas. Até então a pintura era o único processo capaz de imitar a realidade visível como se fosse uma imagem fotografada. Com o aparecimento da fotografia a pintura pôde aspirar a outros objectivos que não fossem a exacta reprodução do que os olhos vêem.
Fonte: dodesenhoafotografia
Org. e pesq.: Antonio Barbosa

quarta-feira, 28 de março de 2012

Você Sabia?

              Os bolos de aniversário surgiram na civilicação grega.

    A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas na passagem do ano novo, de forma coletiva.
As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis". Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.
As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.
Fonte: Brasilescola.com
Org.: Antonio Barbosa

terça-feira, 27 de março de 2012

Você Sabia?

 O primeiro estádio construído no Brasil 

   O Estádio Manoel Schwartz, mais conhecido como Estádio das Laranjeiras, Estádio de Laranjeiras ou, anteriormente, Estádio de Álvaro Chaves, devido ao nome da rua onde fica localizado, é o estádio do Fluminense, do Rio de Janeiro, situado no bairro de Laranjeiras
No dia 17 de outubro de 1902, começou a ser criado o Estádio das Laranjeiras. A Assembléia-Geral do Clube decidiu alugar uma chácara, na Rua Guanabara, hoje, Pinheiro Machado, fronteira ao antigo Palácio Isabel, residência oficial do presidente da República no Rio de Janeiro.
Foram necessários dois meses para que a área pudesse ser nivelada e transformada num gramado de futebol. Depois, foi comprado um burro, que, com as patas enluvadas para não danificar o campo, puxou durante anos uma máquina comprada na Inglaterra para aparar a grama.
Eduardo Guinle, dono do terreno, mandou construir em 1905 a primeira arquibancada do Fluminense, e os sócios levantaram ali nova sede. Em 1915 o então presidente do Fluminense, Cunha Freire, edificou uma geral e ampliou a arquibancada, com setor destinado aos sócios, além de levantar uma nova e luxuosa sede. Após essa reforma, o local passo a abrigar cinco mil pessoas.
Hoje em dia, a capacidade do estádio apresenta-se reduzida para 8.000 torcedores e o campo mede 72m por 105m. Tal redução deu-se devido a desapropriação e ao necessário crescimento do bairro de Laranjeiras.

Fonte:eduexplica.com
Org.: Antonio Barbosa

segunda-feira, 26 de março de 2012

História

Vaticano, o  menor “país” do  mundo


    O Vaticano é uma cidade-estado e o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Residência oficial do Papa e sede da Igreja Católica, o Vaticano atrai a atenção de turistas dos quatro cantos do mundo. Com uma área de apenas 0,44 quilômetros quadrados, o Vaticano está situado no meio da capital italiana, por isso não possui área costeira. A defesa da cidade-estado fica por conta da Guarda Suíça, criada em 1503, quando o Papa Júlio II solicitou aos nobres suíços proteção. Cerca de 150 nobres tidos como os melhores e mais corajosos chegaram a Roma vindo dos cantões de Zurique, Uri, Unterwalden e Lucerna. O seu comandante era o capitão Kaspar von Silenen. Fora da Cidade do Vaticano, o Estado possui 13 edifícios em Roma e Castel Gandolfo (A residência de Verão do Papa) gozando de direitos extraterritoriais. Tem clima temperado, leve, com invernos chuvosos (de setembro a meados de maio) e verões quentes (de maio a setembro). Situa-se numa colina baixa. A colina foi chamada de Vaticana (em latim: Mons Vaticanus), uma vez que existia muito antes do Cristianismo. O nome pode pertencer inicialmente à língua etrusca. O Vaticano não possui nenhum recurso natural e é fundamentalmente urbano e nenhuma das terras está reservada para agricultura ou outro tipo de exploração de recursos naturais. A cidade-estado exibe um impressionante grau de economia, nascida da necessidade extremamente limitada, devido ao seu território. Assim, o desenvolvimento urbano é otimizado para ocupar menos de 50% da área total, ao passo que o resto é reservado para espaço aberto, incluindo os Jardins do Vaticano. O território possui muitas estruturas que ajudam a fornecer autonomia ao Estado soberano, estes incluem: linhas ferroviárias, heliporto, correios, estação de rádio, quartéis militares, palácios e gabinetes governamentais, instituições de ensino superior, cultural e de arte, e algumas Embaixadas.
A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos das comunidades eclesiais (igrejas) pertencentes à Igreja Católica, Apostólica e Romana no mundo inteiro. Essa arrecadação supre fundos para as despesas do Vaticano com a evangelização e os programas sociais que desenvolve, igualmente no mundo inteiro. Outra forma de captação de recursos é com o turismo no complexo dos “Museus Vaticanos”. Não há outro lugar no mundo com tanto valor artístico e intelectual concentrado como no Arquivo Secreto do Vaticano, na Biblioteca Apostólica Vaticana, e nos acervos de arte (pintura, escultura e arte sacra) das igrejas romanas.
Através de um acordo com a Itália, representando a União Européia, a unidade monetária do Vaticano é o Euro. O Estado tem a sua própria concepção de moedas e notas de euros, que têm aceitação na Itália e em outros países da Zona do Euro. 
Fonte:adjorisc.com.br 
Org.: Antonio Barbosa

domingo, 25 de março de 2012

Entrevista de Romário - ex-atleta e deputado federal -RJ


Parte de entrevista do ROMÁRIO ao jornalista Cosme Rimoli - TV Record .
- Você foi recebido com preconceito em Brasília?
Olha, vou ser claro para quem ler entender como as coisas são. Há o burro, aquele que não entende o que acontece ao redor. E há o ignorante, que não teve tempo de aprender. Não houve preconceito comigo porque não sou nem uma coisa nem outra. Mesmo tendo a rotina de um grande jogador que fui, nunca deixei de me informar, estudar. Vim de uma família muito humilde. Nasci na favela. Meu pai, que está no céu, e minha mãe ralaram para me dar além de comida, educação. Consciência das coisas... Não só joguei futebol. Frequentei dois anos de faculdade de Educação Física. E dois de moda. Sim, moda. Sempre gostei de roupa, de me vestir bem. Queria entender como as roupas eram feitas. Mas isso é o de menos. O que importa é que esta sede de conhecimento me deu preparo para ser uma pessoa consciente... Preparada para a vida. E insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais.
- Essa ignorância ajuda a corrupção? Por exemplo, que legado deixou o Pan do Rio?
Você não tenha dúvidas que a ignorância é parceira da corrupção. Os gastos previstos para o Pan do Rio eram de, no máximo, R$ 400 milhões. Foram gastos R$ 3,5 bilhões. Vou dar um testemunho que nunca dei. Comprei alguns apartamentos na Vila Panamericana do Rio como investimento. A melhor coisa que fiz foi vender esses apartamentos rapidamente. Sabe por quê? A Vila do Pan foi construída em cima de um pântano. Está afundando. O Velódromo caríssimo está abandonado. Assim como o Complexo Aquático Maria Lenk... É um escândalo! Uma vergonha! Todos fingem não enxergar. Alguém ganhou muito dinheiro com o Panamericano do Rio. A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades. A população não sabe da força que tem. Por isso que defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para perceber a força que temos. Para que gente poderosa vai querer a população consciente? O Pan do Rio custou quatro vezes mais do que este do México. Não deixou legado algum e ninguém abre a boca para reclamar.
- Se o Pan foi assim, a Copa do Mundo no Brasil será uma festa para os corruptos...
Vou te dar um dado assustador. A presidente Dilma havia afirmado quando assumiu que a Copa custaria R$ 42 bilhões. Já está em R$ 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ningúem. Com exceção de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e olhe lá...Pernambuco... Todas as outras sete arenas não terão o uso constante. E não havia nem a necessidade de serem construídas. Eu vi onze das doze... Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada. E de propósito para beneficiar poucas pessoas. Por que o Brasil teve de fazer 12 sedes e não oito como sempre acontecia nos outros países? Basta pensar. Quem se beneficia com tantas arenas construídas que servirão apenas para três jogos da Copa? É revoltante. Não há a mínima coerência na organização da Copa no Brasil.
- São Paulo acaba de ser confirmado como a sede da abertura da Copa. Você concorda?
Como posso concordar? Colocaram lá três tijolinhos em Itaquera e pronto... E a sede da abertura é lá. Quem pode garantir que o estádio ficará pronto a tempo? Não é por ser São Paulo, mas eu não concordaria com essa situação em lugar nenhum do País. Quando as pessoas poderosas querem é assim que funcionam as coisas no Brasil. No Maracanã também vão gastar uma fortuna, mais de um bilhão. E ninguém tem certeza dos gastos. Nem terá. Prometem, falam, garantem mas não há transparência. Minha luta é para que as obras não fiquem atrasadas de propósito. E depois aceleradas com gastos que ninguém controla.
- O que você acha de um estádio de mais de R$ 1 bilhão construído com recursos públicos. E entregue para um clube particular.
Você está falando do estádio do Corinthians, não é? Não vou concordar nunca. Os incentivos públicos para um estádio particular são imorais. Seja de que clube for.De que cidade for. Não há meio de uma população consciente aceitar. Não deveria haver conversa de politico que convencesse a todos a aceitar. Por isso repito que falta compreensão à população do que está acontecendo no Brasil para a Copa.
A Fifa vai fazer o que quer com o Brasil?
Infelizmente, tudo indica que sim. Vai lucrar de R$ 3 a R$ 4 bilhões e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar apenas 10% para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil. Mas cadê coragem de cobrar alguma coisa da Fifa. Ela vai colocar o preço mais baixo dos ingressos da Copa a R$ 240,00. Só porque estamos brigando pela manutenção da meia entrada. É uma palhaçada! As classes C, D e E não vão ver a Copa no estádio.
O Mundial é para a elite. Não é para o brasileiro comum assistir.
Fonte: Email enviado por José Domonte
Org.: Antonio Barbosa. 

sábado, 24 de março de 2012

Pico do Cabugi - RN

                              Foto: Antonio Barbosa

    O Parque Ecológico do Cabugi está localizado entre os municípios de Fernando Pedroza e Angicos, especificamente na microrregião de Angicos e na mesorregião central potiguar do estado do Rio Grande do Norte, ou seja, na região do ecossistema caatinga, a aproximadamente sete quilômetros a oeste do município de Lages, na região central do estado. O Pico do Cabugi é uma formação geológica que se eleva a mais de 500 metros de altura acima do nível da planície circundante da região.
O Parque apresenta uma diversidade significativa de atrativos naturais que podem se constituir em fator de atração de visitantes motivados pela prática do turismo ecológico, de aventura, pedagógico e contemplativo.
A área referente apenas ao monumento do Pico do Cabugi corresponde a 625,98 ha, já a área incluindo o entorno do mesmo representa 2.302,95 ha. A plotagem dos limites do entorno do Parque em ambiente SIG resultou em um novo valor de área, de aproximadamente 2.119,79 ha, cuja adoção, entretanto, exige cautela, e indica a necessidade de um trabalho topográfico detalhado que determine com maior exatidão a área do Parque
Fonte:idema.rn.gov.br
Pesq. e Org.: Antonio Barbosa


História - O primeiro Jornal publicado no Mundo



  
    GUTENBERG, Johann Gensfleish (1397 ?-1468) - Nascido na cidade de Móguncia (Alemanha), no seio de uma família bastante próspera, é a ele que se deve a criação do processo de impressão com caracteres móveis - "a tipografia". Tanto o seu pai como o tio eram funcionários da Casa da Moeda do arcebispo de Móguncia, sendo provavelmente ali que Joahann aprendeu a arte da precisão em trabalhos de metal. Em 1428, Gutenberg parte para Estrasburgo onde procedeu às primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis e onde deu a conhecer a sua ideia. Nesta cidade terá, provavelmente, em 1442, impresso o primeiro exemplar na sua prensa original - um pedaço de papel, com onze linhas.

O primeiro jornal publicado em terras brasileiras, a Gazeta, começou a circular em dez de setembro de 1808, no Rio de Janeiro. Embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente no Brasil em 13 de maio, com a criação da Imprensa Régia, seu início foi marcado pela primeira edição do periódico.
Antes da chegada da família real, toda atividade de imprensa era proibida no país. Não era permitido publicar livros, panfletos e, muito menos, jornais. Esta restrição era uma particularidade da colônia portuguesa. Muitas outras colônias européias no continente americano já tinham imprensa desde o século XVI. 
opiniaoenoticia.com.br/cultura/
Org. Antonio Barbosa

quarta-feira, 21 de março de 2012

Você Sabia?


     A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por Chester Carlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. Em 1953, foi-se criada a primeira impressora de alta velocidade. A mesma foi utilizada no Univac, o primeiro computador comercial fabricado ecomercializado nos Estados Unidos. De fato, as primeiras impressoras tinham um sistema que proporcionava a impressão dos caracteres através de impacto, fato que dava aos documentos uma baixa qualidadeAs impressoras evoluíram conforme o avanço da própria computação. Da mesma forma que foram surgindo computadores destinados a diferentes usos, também foram sendo criadas impressoras destinadas a fins específicos.
As modernas impressoras a laser surgiram em 1983, por meio de uma parceria entre as empresas Hewlett Packard e Canon. Estes dispositivos usam o raio laser modulados para a impressão, o que proporciona uma impressão de alta qualidade.
 Fonte: historiadetudo.com
Org. Antonio Barbosa

segunda-feira, 19 de março de 2012

História

Novas 7 Maravilhas do Mundo

Estátua de Jesus Cristo, com quase 38 metros de altura, situa-se no topo do morro do Corcovado, com vista sobre o Rio de Janeiro. O projeto, feito de pedra-sabão e considerado patrimônio histórico desde 1937, é do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, com colaboração do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski. O desenho final é do artista plástico Carlos Oswald. A estátua levou cinco anos para ser construída e foi inaugurada no dia 12/10/1931.
A Grande Muralha da China foi construída para ligar fortificações já existentes, criando um sistema de defesa unificado que impedisse as invasões do território chinês por tribos mongóis. É o maior monumento já construído pelo homem e o único visível do espaço.  (220 a.C. e 1368-1644)
 O imenso monumento do Taj Mahal é um mausoléu todo em mármore branco, rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, localizado na cidade de Agra (sul de Nova Délhi). Foi construído por ordem do Xá Jahan, o 5º imperador mogul muçulmano, em memória de sua falecida e adorada terceira esposa. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, só conseguia então ver o Taj Mahal a partir da pequena janela de sua cela... Essa maravilhosa obra (datam que foi concluída em 1666) é considerada uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana no país e, hoje, é Patrimônio da Humanidade. Taj Mahal (1630) – Agra, Índia 

Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém até aos nossos dias, uma vez que após cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do design original do Coliseu. Coliseu de Roma (70-82 d.C.) – Roma, Itália
A cidade de Petra é a principal atração turística da Jordânia e abriga o imponente templo helênico “O Tesouro” (El-Khazneh). Com 42 metros de altura e 30 de largura, em sua fachada esculpida com pedra rosada há representações de mulheres, cavalos e soldados... Peritos no domínio da hidráulica, os nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores.Petra (Aretas IV, 9 a.C.-40 d.C.) – Petra (duas horas de carro da capital Amã), Jordânia
 A grande pirâmide maia Chichén-Itzá é uma das ruínas maias da cidade Pré-Colombiana de Chichén-Itzá. A mais famosa Cidade Templo Maia funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.Pirâmide de Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.) – Península de Yucatan, México
No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Machu Picchu é um dos sítios arqueológicos mais populares do mundo e foi redescoberto pelo explorador norte-americano Hiram Bingham, em 1911. Santuário Histórico de Machu Picchu (1460-1470) – Machu Picchu, Peru 
Fonte: GIRAFAMANIA.com.br
Org. Antonio Barbosa